Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT na revista da ISKO

IBICT na revista da ISKO

Ter o artigo publicado na revista da ISKO é um grande reconhecimento para o IBICT, uma vez que a Organização é a principal sociedade científica responsável pela área de Organização do Conhecimento.

O artigo "O 'nome próprio' no contexto da Epistemologia da Organização do Conhecimento: um debate filosófico-teórico" do pesquisador do IBICT e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ (PPGCI IBICT – UFRJ), Gustavo Saldanha, em parceria com a professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO (PPGB-UNIRIO), Naira Christofoletti Silveira, foi selecionado como um dos melhores papers do Congresso da ISKO Espanha-Portugal (http://www.isko.org/), realizado em novembro de 2015, em Múrcia, Espanha.

Como a pesquisa foi considerada de total relevância, será publicada na revista Knowledge Organization, da International Society for Knowledge Organization (ISKO).

Fruto da parceria dos professores, o trabalho foi desenvolvido no contexto do grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes", realizado em produção coletiva entre o IBICT e a Escola de Biblioteconomia da Unirio. Faz parte dos estudos do projeto "Trilhar o Trivium: a filosofia da Ciência da Informação na tradição filosófica da linguagem", de Gustavo Saldanha, financiado pelo CNPq e pela FAPERJ.

Ter o artigo publicado na revista da ISKO é um grande reconhecimento para o IBICT, uma vez que a Organização é a principal sociedade científica responsável pela área de Organização do Conhecimento, com capítulos em vários países, como Espanha e Brasil, com pesquisas em diversos campos científicos como Ciência da Informação, Filosofia e Linguística.

É importante ressaltar que a professora do PPGCI (IBICT – UFRJ) e ex-servidora do IBICT, Regina Marteleto, também já publicou na revista em 2015. Confira:

Marteleto, R.M.; Carvalho, L.S. . Health as a Knowledge Domain and Social Field: Dialogues with Birger Hjørland and Pierre Bourdieu. Knowledge Organization, 42, No.8, 2015
Special Issue: “Domain Analysis Revisited,” edited by María José López Huertas.

Em 2016 será realizada no Rio de Janeiro (RJ) a 14th International ISKO Conference 2016. Até o dia 1. de março podem ser submetidos artigos para o evento. Para participar, é preciso seguir as recomendações do evento disponibilizadas em http://isko-brasil.org.br/

 

 

* Matéria publicada em 23-02-2016 e atualizada em 01-03-2016.

Eula D.T.Cabral.

Fonte: Gustavo Saldanha e Regina Marteleto

Créditos da imagem: ISKO

Data da Notícia: 01/03/2016 15:00