Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

IBICT e Arquivo Nacional finalizam o Guia do Usuário Archivematica

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Arquivo Nacional, por meio do projeto da Comissão Nacional da Verdade (CNV), acabam de finalizar o Guia do Usuário Archivematica. A publicação apresenta um manual de usuário para o sistema Archivematica. A parceria das duas instituições resultou na criação da documentação voltada à gestão de documentos de cunho arquivístico digital.

A obra é resultado de um trabalho coletivo e compartilhado entre os autores, desenvolvido pela tradução, interpretação, adequação terminológica, revisão ou mesmo adequação do referencial do Archivematica aos referenciais do Conselho Nacional de Arquivos no tocante aos Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, os RDC-Arq.

O guia abrange as principais funcionalidades ofertadas pelo sistema, a fim de apoiar os usuários, sejam os setores de arquivo ou instituições arquivísticas, ou os setores de tecnologia da informação (TI) a executar as suas tarefas utilizando o Archivematica. O guia foi desenvolvido com base no Manual do Archivematica publicado sob a licença Creative Commons (CC BY-SA 4.01) pela Artefactual System2, permitindo assim total liberdade para compartilhar e adaptar o conteúdo para qualquer finalidade.

A publicação é a primeira aproximação na questão de adequar a terminologia aos referenciais introduzidos pelos Repositórios Digitais. A disponibilização da versão digital do guia está prevista para o final de dezembro de 2016, e o lançamento da versão impressa deve acontecer em janeiro de 2017.

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Data da Notícia: 17/11/2016 11:40