Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

I Reunião Preparatória do 41st Meeting of Directors da Rede ISSN

I Reunião Preparatória do 41st Meeting of Directors da Rede ISSN

Reunião com representantes do corpo diplomático de embaixadas de países latino-americanos

 

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu, nesta quinta-feira (25), representantes do corpo diplomático de nove países latino-americanos. O evento de hoje foi o primeiro encontro preparatório da 41ª reunião de Diretores dos Centros Nacionais da Rede ISSN (International Standard Serial Number), que acontecerá de 7 a 11 de novembro de 2016, em Brasília. A diretora do Centro Internacional do ISSN, Gaëlle Béquet, participou das discussões por videoconferência diretamente de Paris.

A Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Lillian Alvares, disse que o encontro de diretores dos centros do ISSN é muito importante para a consolidação das ações e das atividades da Rede para os próximos anos. Ela explicou que a América Latina nunca teve uma representatividade expressiva nas reuniões internacionais da Rede. “O Brasil é o país mais assíduo das reuniões internacionais. Existe a necessidade da presença da América latina. Portanto, pensamos na estratégia de convidar as embaixadas de países latino-americanos com o intuito de sensibilizá-los para a importância da reunião de novembro. A ideia é que eles sirvam de importante apoio na facilitação da vinda de representantes do ISSN da América Latina”, ressaltou.

Gaëlle Béquet contou que 89 países são membros da Rede ISSN, com a entrada da Rússia em 2015, e que em janeiro deste ano foi lançado o manual ISSN em língua espanhola e publicado na web. Segundo ela, em sua fala, os documentos eletrônicos irão superar os documentos impressos em 10 anos. A diretora da sede do ISSN em Paris acredita que a catalogação será mais automatizada e que serão produzidos mais dados em colaboração com os serviços web e as interfaces de programação.

“Os catálogos grandes de bibliotecas são mais abertos na web e seus registros usados livremente. Editores e provedores de serviços digitais desenvolvem bases de conhecimento e produzem metadados de publicações seriadas. Temos seis objetivos para o futuro. O primeiro diz respeito à ampliação da Rede ISSN com novos centros nacionais. O segundo é a melhora dos dados do ISSN, assim como de seus produtos e serviços. Em terceiro, a necessidade de manter e melhorar a infraestrutura informática do centro. Em quarto, promover alianças de projetos inovadores para a difusão do uso do ISSN. Já em quinto, melhorar a governança do ISSN. Por último, compartilhar os dados ISSN com uma comunidade maior”, salientou Béquet.

Representantes das embaixadas do Chile, El Salvador, Honduras, México, República Dominicana, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Cuba participaram da reunião. Tainá Batista de Assis, diretora do Centro Brasileiro do ISSN e funcionária do Ibict, Juliana Bueno, diretora-substituta do Centro Brasileiro do ISSN, Teila Carvalho, bolsista de pesquisa do Instituto, Ana Luiza Carneiro de Lima, servidora do Ibict, e Ricardo Rodrigues, Coordenador de Planejamento do Ibict, estiveram presentes ao encontro.

 

Daniela Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 25/02/2016 16:35