Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas” é destaque no Rio de Janeiro

Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas” é destaque no Rio de Janeiro

Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas”

No período de 04 a 15 de abril de 2016 acontece no Rio de Janeiro a Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas”, organizado pelo grupo de pesquisa do IBICT, “Ecce Liber: observatório do fim do livro” que analisa a filosofia e a epistemologia dos domínios relativos ao livro, à informação e ao documento.

De acordo com o líder do grupo de pesquisa, Gustavo Saldanha (IBICT), a exposição Ecce Liber em cena: notícias volobibliográficas “não está na narrativa de um e/ou sobre um grupo, mas na composição de três 'dimensões' vinculadas às temáticas centrais do grupo, sendo o 'Ecce Liber' uma espécie de linha de articulação (uma espécie de 'ânima') destas fronteiras: Livros (a cultura bibliográfica em curso); Interindivíduos (os coletivos e os sujeitos que tecem e são 'constituídos' na cultura bibliográfica); e Volobibliografia (as relações 'sensuais', ou seja, das trocas de sentido, entre livros e interindivíduos)”.

O grupo “Ecce Liber: observatório do fim do livro” desde 2011 já produziu 3.000 registros fotográficos, além de registros de áudio. Destacam-se, ainda, leituras, discussões e trabalhos científicos elaborados e publicados; três eventos científicos realizados e a participação de seus membros em eventos nacionais e internacionais, como Portugal, México e França.

Gustavo Saldanha destacou que o grupo nasceu como um coletivo de discussão em novembro de 2011, entre professores, alunos e profissionais da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi formalizado como grupo de pesquisa em maio de 2013.

“Seu interesse está nas relações teóricas e metodológicas que envolvem os estudos biblioteconômico-informacionais, perpassando as discussões sobre os conceitos de livro, documento e informação, e suas aplicações. Em novembro de 2015, o grupo completou 4 anos de experiências discursivas e experimentações empíricas, envolvendo projetos de pesquisa, de extensão e de ensino. Com o intuito de divulgar tais movimentações do coletivo de graduandos, mestrandos, doutorandos, graduados, mestres, doutores e profissionais, nasceu a proposta da exposição 'Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas',” enfatizou Saldanha.

 

Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas”

Período: 04 a 15 de abril de 2016

Local: Sala de Exposições - CCH - Térreo (UNIRIO)

Endereço: Av. Pasteur, Urca, 458 (RJ/RJ)


Mais informações sobre o grupo e suas pesquisas estão disponíveis em https://ecceliber.wordpress.com/

Eula D.T.Cabral

Fonte: Gustavo Saldanha

Créditos da imagem: Grupo de Pesquisa Ecce Liber: observatório do fim do livro

Data da Notícia: 04/04/2016 14:05