Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Eventos tratam dos APLs de Base Mineral no Brasil

 

Experiências e perspectivas dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral serão discutidas em São Paulo

Iniciativas de sucesso, o atual cenário e o futuro da cadeia produtiva dos minerais não metálicos no Brasil serão discutidos por especialistas, profissionais e instituições da área nos dias 25 e 26 de outubro, em Santa Gertrudes, São Paulo. O XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o X Encontro do Comitê Temático RedeAPLmineral, acontecem simultaneamente, com o objetivo de reunir experiências  no uso técnico, científico, inovativo, educacional, cultural e social para aproveitamento sustentáveis destes minerais surgidas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Base Mineral. Os eventos são organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério de Minas e Energia (MME), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

APLs de Base Mineral são grupos de empreendimentos atuando em torno de uma cadeia produtiva que tenha como base a atividade extrativa e de transformação mineral. Os APLs, conjuntos significativos de agentes econômicos, políticos e sociais, estão localizados em uma mesma região, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Os eventos contam com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional de empresas públicas e privadas, além de membros de universidades brasileiras que trazem experiências e novidades a respeito do tema desta edição dos eventos que terá como foco “MINERAÇÃO E ORDENAMENTO TERRITORIAL GEOMINEIRO PARA SUSTENTABILIDADE DOS APLS DE BASE MINERAL”.

Fazem parte do Comitê Temático RedeAPLmineral – rede de coordenação e integração de ações públicas e privadas de apoio ao desenvolvimento de APLs de base mineral e de informação responsável pela divulgação e disseminação da informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, o MCTIC, o MME, o Cetem e o Ibict, no âmbito do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e conta com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO).

De acordo com o coordenador de projetos do Ibict, Alysson Cardoso Ferreira, os eventos representam a soma dos esforços das instituições que compõem a rede, junto à Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), que participa da organização dos eventos neste ano como parte integrante da Comissão Local. “Durante os eventos, serão discutidos os aspectos relativos aos APL de Base Mineral, bem como as políticas que interferem no seu desenvolvimento.”, explicou Cardoso.

Entre as discussões previstas para a décima terceira edição do Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, estão temas que abordam os seguintes assuntos: Experiências e Perspectivas dos APLs de Base Mineral no Brasil; Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) em APLs de Base Mineral como um Modelo para Subsidiar Planos Desenvolvimentistas e Sustentáveis do Setor Mineral; Aspectos Ambientais e Sustentáveis dos APL de Base Mineral; e Visão do Setor Governamental, Acadêmico e Empresarial sobre Políticas Públicas voltadas para o Setor Mineral com Ênfase para os APLs de Base Mineral.

Durante o seminário, acontecerá ainda o X Encontro do Comitê Temático RedeAPLmineral,  espaço em que será realizada a plenária do Comitê Temático RedeAPLmineral e a Cerimônia de Premiação do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2016 – PMP APL Mineral 2016.

A RedeAPLmineral – rede de informação responsável pela divulgação e disseminação da informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, é formada pelo MCTIC, MME, Ibict, Cetem, além de contar com o apoio do IBGM.

 

Serviço

XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e X Encontro do Comitê Temático da Rede APL Mineral

Data: 25 e 26 de outubro de 2016

Local: Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)

Endereço: Rua 4, 470, Centro, Santa Gertrudes (SP)

 

Para mais informações e inscrição antecipada:

http://www.aspacer.com.br/hotsite/aplmineral/grade-de-programacao/

 

Informação para a imprensa:

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

E-mail: imprensaibict@ibict.br Tel.: (61) 3217-6468

 

Victor Almeida

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 28/09/2016 11:20