Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Evento do MCTI lança programa Mulheres na Ciência e homenageia mulheres dos Institutos de Pesquisa: Coordenadora da COEP é homenageada

Evento do MCTI lança programa Mulheres na Ciência e homenageia mulheres dos Institutos de Pesquisa: Coordenadora da COEP é homenageada

Diretora do IBICT, Cecilia Leite, e coordenadora da COEP (IBICT), Lena Vania Ribeiro Pinheiro, são destaques no evento.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, lançou no dia 07 de março de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), o programa Mulheres na Ciência e homenageou as mulheres dos Institutos de Pesquisa. Dentre as homenageadas, estava a Coordenadora da COEP (IBICT), Lena Vania Ribeiro Pinheiro, rodeada pela diretora do IBICT, Cecilia Leite, funcionárias da COEP e alunos do PPGCI (IBICT/UFRJ).

Para a diretora do IBICT, Cecilia Leite, o programa Mulheres na Ciência “está afinado com o que o governo tem feito, que é a criação de comitês de gênero em vários órgãos. Nesse sentido, o MCTI se afina e cria o seu Comitê”. De acordo com a coordenadora do programa, Ludmila Brito Ribeiro, os objetivos são evoluir as políticas públicas de igualdade no Ministério e no ambiente de pesquisa e colocar a investigação científica e tecnológica e a inovação a serviço da mulher na sociedade, ampliando a participação feminina na produção científica e tecnológica do país.

O Ministro Celso Pansera destacou que o programa Mulheres na Ciência está ligado diretamente ao seu Gabinete, se colocando à disposição para mudar o quadro atual, onde as mulheres são minoria na área científica e em cargos de confiança do Ministério.  Em seguida, junto com a coordenadora Ludmila Brito Ribeiro, entregou placas homenageando uma mulher de cada instituto de pesquisa do MCTI.

“A homenagem é extremamente justa e interessante por que as mulheres na Ciência são em menor número que os homens e a gente precisa valorizar e incentivar que outras jovens mulheres possam entrar para a Ciência. É uma oportunidade para tudo isso”, destacou a diretora do IBICT, Cecilia Leite.

Ser homenageada em nome do IBICT foi uma honra para a coordenadora da COEP (IBICT), Lena Vania Ribeiro Pinheiro, que enfatizou: “tenho três aspectos a mencionar: primeiro, a homenagem em si, lembrando às mulheres que avançaram muito, mas, que, durante muitos anos, também estiveram historicamente afastadas de ações políticas, culturais, econômicas e sociais. Número dois: pelo IBICT, que é um instituto pequeno numa área que é pouco reconhecida, muito jovem cientificamente, e ter sido lembrado se deve aos muitos avanços que nós tivemos em várias diretorias que culminam agora com a diretora Cecília Leite, pela visibilidade do IBICT; e por mim, que, na realidade, eu represento as que vieram antes de mim, e eu falo, particularmente, duas pesquisadoras: a professora Hagar Espanha Gomes e a professora Gilda Maria Braga que desbravaram os caminhos que hoje eu sigo. Devo a todos eles!”.

Eula D.T.Cabral.

Fonte: Ministro do MCTI, coordenadora do Programa, diretora do IBICT e coordenadora da COEP.

Créditos da imagem: Eula D.T.Cabral

Data da Notícia: 07/03/2016 19:35