Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresenta resultados finais

Equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresenta resultados finais

Equipe do Projeto Brasília 2060

 

No último dia 14, a equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresentou oficialmente os resultados do trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) ao longo dos dois últimos anos. A explanação ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de especialistas, autoridades e formuladores de políticas públicas.

Ao longo do projeto, três temas estratégicos em mobilidade urbana foram previamente definidos, após debate com especialistas da área: Sistemas de Informação, Gestão do Espaço Urbano e Uso e Ocupação do Solo. Foram apontadas como prioridades para a mobilidade urbana da Área Metropolitana de Brasília (AMB) a redistribuição, a equalização e a humanização do espaço público; o planejamento e a gestão integrados do território e da mobilidade de modo sustentável; e a descentralização e reordenamento territorial, tendo como atrativos a oferta de serviços, atividades econômicas, culturais, moradia, educação, saúde e lazer.

“Os especialistas da área de mobilidade urbana que se reuniram e discutiram soluções desta temática ao longo do projeto indicaram propostas que passam necessariamente pela formulação e execução de políticas públicas de forma conjunta entre os entes federativos da AMB. Para viabilizar tais iniciativas é essencial um rearranjo institucional que contemple uma gestão conjunta do território e do sistema de mobilidade. Ou seja, as soluções apresentadas demandam uma amarração legislativa, com novo marco legal, para garantir o sucesso destas políticas públicas da área de mobilidade urbana”, detalhou Osvaldo Assis Rocha Neto, um dos integrantes da equipe de mobilidade urbana.

No evento, a equipe do projeto detalhou os resultados da linha de base e do workshop da área temática. “A linha de base é uma descrição da situação atual relativamente à temática de Mobilidade Urbana da AMB. O documento contém uma descrição dos principais programas e ações de mobilidade urbana desenvolvidos nos últimos dez anos na AMB, bem como um diagnóstico da situação atual sobe o assunto”, explicou Paulo Egler, coordenador do Projeto Brasília 2060, reforçando a importância da construção de um sistema de informações integrado no Distrito Federal.

Entre as autoridades presentes, esteve o deputado Izalci Lucas, que reforçou a autonomia das regiões administrativas. “O Projeto Brasília 2060 é fundamental porque os gestores e formuladores de políticas públicas podem saber quais são os gargalos e problemas existentes, podendo aprimorar as medidas que devem ser tomadas para a melhoria da legislação. Precisamos de um DF que seja construído por todos nós”, afirmou o deputado.

O Projeto Brasília 2060 adotou seis áreas temáticas para o processo de experimentação de formulação de políticas, planos e programas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer. Os documentos da área de Mobilidade Urbana do Brasília 2060 podem ser encontrados no site do projeto, no seguinte endereço: http://brasilia2060.ibict.br/temas-2/mobilidade-urbana.

 

Texto e fotos:
Patrícia Osandón
Projeto Brasília 2060

Data da Notícia: 18/03/2016 11:45