Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Diadorim alcança mais de 1.000 registros

 

O Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim) acaba de alcançar a marca de mil registros. Administrado e criado pelo  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Diadorim faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto à informação científica e tem por objetivo repassar aos seus usuários informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso aos artigos das revistas científicas brasileiras, em repositórios digitais de acesso aberto. As políticas editoriais divulgadas no Diadorim são fornecidas diretamente pelos editores das revistas científicas brasileiras. Dessa forma, fica garantida a propriedade das informações apresentadas.

De acordo com Bianca Amaro, coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, a grande vantagem que a revista científica tem em se cadastrar no Diadorim está relacionada com a ampliação de sua visibilidade, em nível nacional e internacional, por meio da consulta e divulgação do serviço. “O Diadorim é uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios digitais não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista quando do arquivamento de artigos no repositório da instituição. Buscando o aumento da visibilidade de uma revista científica, ela pode passar a ter mais leitores e colaboradores”, explica.

Para integrar o acervo do Portal Brasileiro de Publicações Brasileiras em Acesso Aberto (oasisbr), que hoje possui mais de 1.350.000 documentos científicos digitais e alcance internacional, é requisito obrigatório que a revista científica tenha sido cadastrada previamente no Diretório Diadorim.

Para saber mais sobre o serviço, acesse o endereço http://diadorim.ibict.br

 

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 23/02/2016 09:40