Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Corpo de Bombeiros realiza simulação em prédio do Ibict

 

Na manhã desta quinta-feira (28), o prédio sediado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, foi evacuado para uma simulação de incêndio com o apoio do Corpo de Bombeiro de Brasília.

 

Em cada um dos andares do prédio foram destacados dois brigadistas voluntários que orientaram os servidores e prestadores de serviço de cada órgão para que pudessem descer as escadas de forma coordenada e organizada. Segundo a brigadista voluntária Raquel Araújo de Oliveira, o treinamento realizado teve carga horária de 16 horas e foi muito produtivo. “Não tivemos nenhum problema em orientar a saída das pessoas pelas escadas do prédio”, informou.

O chefe da Divisão de Apoio Administrativo do Ibict, Alexandre Alves da Silva, considera que a simulação foi um sucesso. “O nosso tempo de evacuação do prédio foi considerado excelente. Em oito minutos conseguimos que todo mundo estivesse lá embaixo. Com o auxílio dos 30 brigadistas voluntários e permanentes, as equipes foram orientadas a manterem a calma para que pudessem descer para a área externa do prédio”. Alexandre informou ainda que “essa ação deva ser realizada novamente pelo menos uma vez por ano”.

 

O tenente Passarinho, oficial do Corpo de Bombeiro, diz que esse tipo de simulação é realizado a partir de uma solicitação ao órgão. “Existe um plano de prevenção e combate a incêndio e, com isso, coordenamos eventos simulados. Partimos do acionamento da Brigada de Incêndio, que faz a evacuação inicial e, em seguida, o Corpo de Bombeiros faz o combate do fogo e o salvamento das vítimas existentes no local”, explicou.

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Cláudia Mohn

Data da Notícia: 28/04/2016 12:35