Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Coletânea homenageia o pensador contemporâneo Rafael Capurro

 

Importante coletânea publicada este ano na Alemanha, “Information cultures in the digital age: a festschrift in honor of Rafael Capurro”, tem por editores Matthew Kelly e Jared Bielby. Como o título traduz, é uma homenagem a Rafael Capurro, filósofo nascido no Uruguai e radicado na Alemanha desde os anos 1970, país onde realizou sua formação acadêmica e exerce atividades de ensino e pesquisa, principalmente na Universidade de Stuttgart. Capurro é um pensador contemporâneo dedicado às fronteiras entre Filosofia e Informação. Seu pensamento essencialmente criativo e crítico, fundamentado na hermenêutica e na fenomenologia, impulsionou novas discussões teóricas na Ciência da Informação, por suas ideias como paradigmas, mensagem e angelética, transformando e aprofundando as pesquisas sobre Filosofia da Informação e Ética na Informação.

Rafael Capurro tem exercido atividades como professor, pesquisador e conferencista no Brasil, especialmente no IBICT, instituição que tem contado com sua presença em diferentes momentos.

Nesta coletânea, constituída por seis seções e 26 autores do mundo inteiro, participam quatro pesquisadores brasileiros, sendo três do IBICT - Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Gustavo Silva Saldanha e Marco Schneider, além de Plácida L. V. A. C. Santos, da UNESP. O texto de Lena Vania Pinheiro tem por título “Reflections on Rafael Capurro’s thoughts in Education and Research of Information Science in Brazil”; o de  Gustavo Saldanha, “The demon in the gap  of language : Capurro, Ethics and language in divided Germany ”; e “Gramsci, Golem, Goole: a Marxist dialog with Rafael Capurro’s Intercultural information Ethics”, que tem por autor Marco Schneider.

No dia 19 de setembro, a Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Ibict promove, no Rio de Janeiro, um colóquio em homenagem a Rafael Capurro, representando mais uma iniciativa em reconhecimento e agradecimento a este grande teórico, por sua sensibilidade e  generosidade  acadêmica, cuja dimensão equivale à   grandeza de seu pensamento.

Publicado em formato e-book em julho de 2016, a obra “Information Cultures in the Digital Age: A Festschrift in Honor of Rafael Capurro”, está também disponível em formato impresso. Para conhecer a história da publicação, o leitor pode acessar o endereço: http://www.infoculturesbook.com/

 

Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 14/09/2016 11:10