Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Cecília Leite e Emir Suaiden lançam livro

 

A diretora do Ibict, Cecília Leite, e o ex-diretor do Instituto, Emir Suaiden, lançam o livro, de dupla autoria, intitulado “Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento”. A obra já está disponível no site da editora CRV: www.editoracrv.com.br.

Segundo Cecília Leite, o livro é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a época em que Emir Suaiden era diretor do Ibict. “Nós pensamos muito a questão da ciência da informação como uma ciência que não se enquadra exatamente nos moldes de toda epistemologia que nós vivemos hoje na sociedade contemporânea. Começamos a pensar que isso significava, sim, um novo modelo de ciência, ao mesmo tempo onde a cultura influencia a necessidade da informação e onde a informação gera uma cultura. Então, a partir desses questionamentos e de todo o conhecimento que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo, e como a informação sempre perpassa tudo, fomos desde os gregos - quando começaram a pensar todas as questões filosóficas e científicas - até a teoria do caos, a física quântica. Na verdade, tudo é informação e vamos tomando conhecimento e consciência de como elas vão se desenvolvendo e ampliando até chegarmos à conclusão de que o conhecimento é um só, ele é uno, e que nós segmentamos por uma questão de incapacidade de absorver tudo e também por uma questão didática. A informação é o elo perdido de todo o contexto que gerou a história e a cultura da humanidade e que hoje se intitula uma própria sociedade que é a sociedade da informação”, salientou.

"A obra lança um novo olhar sobre a informação e a cultura como um único conceito, desenvolvido no âmbito da Ciência da Informação e no contexto da sociedade contemporânea de forma inovadora, holística e ousada, denominado infocultura.  O livro apresenta a Ciência da Informação como uma nova abordagem científica e o poder da informação na formação do cidadão, do pesquisador e seu impacto na inclusão social." (Sinopse escrita pela Editora CRV)


Título: "Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento"

Autores: Emir José Suaiden e Cecília Leite

Editora e Distribuidora: Editora CRV

Nº de páginas: 178

Ano de edição: 2016

Formato: 16cm X 23cm


EMIR JOSÉ SUAIDEN
Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bolsista 1-B de produtividade em pesquisa do CNPq. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro e Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. É consultor da Capes, CNPq e Unesco.

CECILIA LEITE

Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Foi Subsecretária de Tecnologia da Informação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Diretora do Panteão da Pátria da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Presidente da Rede Mundial de Interoperabilidade em Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos – ACV. É servidora de carreira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, desde 2000.

Créditos da imagem: Editora CRV

Data da Notícia: 11/08/2016 11:20