Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Cariniana recebe reconhecimento do Registro Keepers

O diretor da EDINA, Peter Burnhill, e a diretora do Centro Internacional do ISSN, Dra Gaëlle Bequet, encaminharam, nesta semana, à diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, documento que reconhece a Rede Cariniana como parte do Registro Keepers. Segundo os autores, “o reconhecimento e experiência da Cariniana contribuem para o crescimento da comunidade internacional de agências de preservação digital”.

De acordo com a agência internacional,  o apoio à ciência, cientistas e pesquisadores depende de acesso contínuo ao que é publicado em outros países. Uma das vantagens citadas na mensagem assegura que a Rede Cariniana estende significativamente o alcance do Registo Keepers, em particular, ampliando o número de títulos de idiomas diferentes do inglês.

O diretor de EDINA, Peter Burnhill afirma que antes da Rede Cariniana se juntar ao Registro Keepers havia apenas 59 periódicos on-line publicados no Brasil preservados digitalmente, ou seja, apenas 1% de todos os títulos que tiveram a chancela ISSN. Porém, o cenário agora é diferente. Na última análise realizada em janeiro de 2016, após a participação da Cariniana, contabilizam-se 791 periódicos gerando um aumento de 11%. “Ainda há muita coisa para fazer, mas a Rede Cariniana certamente está fazendo a diferença”, explicou Burnhill.

O Registro Keepers atua como o monitor global para bibliotecas e outros órgãos que precisam ter a certeza que o patrimônio público de cada nação está sendo preservado. A Rede Cariniana é parte da agência, que possui também a participação da Biblioteca do Congresso americano, Biblioteca Britânica, CLOCKSS, Portico, Scholars Portal e outros seis organismos mundiais.

 

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 05/02/2016 12:25