Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Seminário de pesquisa em conteúdos digitais é realizado em Brasília

Seminário de pesquisa em conteúdos digitais é realizado em Brasília

II Seminário Internacional de Pesq. e Conteúdos Digitais

 

O II Seminário Internacional de Pesquisa em Conteúdos Digitais do Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD) aconteceu nesta terça-feira (15), nas instalações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília. Os trabalhos do Observatório tiveram início em 2012 com apoio da Universidade Católica de Brasília (UCB) e a primeira pesquisa realizada foi [C1] para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com estudo sobre  a produção de conteúdos audiovisuais digitais em cinco países da Região. O evento teve transmissão ao vivo e webconferência com pesquisadores de Brasília, Caxias do Sul, Fortaleza, La Paz (Bolívia), Montevidéu (Uruguai) e Lisboa (Portugal).

A abertura contou com a participação da Professora Dra. Cosette Castro, coordenadora do OLAICD; Professor Dr. André Barbosa  Filho, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Professora Dra. Florence Dravet, coordenadora da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília e da diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Professora Dra. Cecília Leite.

Segundo a diretora do Ibict, Cecília Leite, que discutiu as perspectivas da pesquisa em Ciência e Tecnologia pensando informação e comunicação, a participação do Instituto ressaltou a  importância da pesquisa na formação dos profissionais de comunicação. “Quando se fala em comunicação pública existem pessoas que por experiência própria conhecem o assunto, mas no Brasil não existe uma formação acadêmica específica para melhorar a performance desses profissionais”.

A diretora debateu ainda sobre a integração da pesquisa no dia a dia do profissional da comunicação e a forma como ela pode trazer subsídios para a questão acadêmica. “O Ibict se coloca como um instituto de pesquisa que está voltado para a organização, disseminação e comunicação da informação e conteúdos digitais no contexto de toda essa grande revolução que está acontecendo por meio da TV Digital e de todo esse movimento que hoje a EBC está encabeçando no Brasil com sucesso”, ressaltou Cecília Leite.

Durante o ano, o  Observatório  acompanha o desenvolvimento dos conteúdos audiovisuais digitais na América Latina,  incentivando e divulgando pesquisas sobre o tema em diferentes plataformas tecnológicas. Além disso, realiza um seminário internacional anual aonde são debatidas as pesquisas que estão desenvolvendo no âmbito do Observatório. De acordo com a coordenadora do OLAICD, Cosette Castro, “dialogamos com diferentes ciências, levando em consideração a complexidade do mundo atual e damos ênfase aos autores latino-americanos”.

Para saber mais informações sobre o evento, acesse: https://www.facebook.com/OLAICD/

 

 

 

 

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Daniela Cunha

Data da Notícia: 16/12/2015 11:55