Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Ibict realiza ações voltadas ao fomento para inovação da casa

Ibict realiza ações voltadas ao fomento para inovação da casa

Curso sobre inovação no auditório do Ibict


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) ofereceu, nesta quarta-feira (2), na sua sede, o curso INOVAÇÃO: Conceitos fundamentais e gestão em institutos de pesquisa. A capacitação, que faz parte de uma série de ações internas voltadas ao fomento da inovação no Ibict, foi destinada aos funcionários e colaboradores da casa.

O curso integra uma série de ações que visam à capacitação dos profissionais do Ibict em conceitos relacionados ao tema da inovação - matéria principal das políticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação onde o Ibict está inserido -, bem como adequar o corpo técnico das áreas meio e finalística do instituto aos regramentos jurídicos e diretrizes para sua gestão.

A diretora do Ibict, Cecília Leite, adiantou que foi iniciado um mapeamento sobre o instituto, quanto a sua infraestrutura de apoio à inovação tecnológica do sistema nacional brasileiro. A ideia desse levantamento e dessas ações (das quais o curso faz parte) é trazer para o Ibict novas possibilidades, caminhos e oportunidades, identificando boas práticas em outras instituições e incorporá-las para se conseguir desenvolver um plano de inovação dentro do instituto.

“O objetivo é que no futuro seja inserida a letra I (de Inovação) no final da sigla Ibict, tornando-o Ibicti, assim como ocorreu com o MCTI. Isso fará com que haja uma reconfiguração na casa, agregando Inovação como um projeto mais amplo e direcionador das nossas atividades ”, esclareceu a diretora.

A tecnologista Cristiane Vianna Rauen, integrante da Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, que ministrou o curso, afirmou “que através dessas ações é possível efetuar um alinhamento conceitual entre todo o RH da casa, tanto com os profissionais das áreas finalísticas, quanto os profissionais das áreas meio”.

“Toda essa iniciativa vem ao encontro da missão precípua do Ibict, que é de colaborar com o ambiente privado e também com outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, para a mudança técnica dentro do cenário econômico nacional, e essa mudança nada mais é que a introdução de inovações no domínio econômico”, falou a tecnologista.

De acordo com Cristiane, o curso discutiu onde está o instituto nesse sistema nacional de inovação, e de que maneira o Ibict pode contribuir com o sistema na realização de inovações. “Tivemos a oportunidade de conhecer mecanismos jurídicos, legais, possíveis para que a casa coopere com outras instituições, na medida em que o Ibict pretende e quer produzir, cada vez mais, novos produtos, processos e serviços, levando a sua infraestrutura de pesquisa da melhor maneira possível”.


Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Créditos da imagem: Victor Almeida

Data da Notícia: 02/12/2015 16:45