Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

V Encontro da ULEPICC-Brasil reúne grandes nomes de Economia Política da América Latina

No período de 26 a 28 de novembro de 2014 acontece no Rio de Janeiro o 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil – União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Com o tema “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”, reúne grandes nomes da América Latina.                 

O evento é uma realização da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEP) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Casa da Ciência da UFRJ, Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF), Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (PPGCOM-UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI – IBICT/UFRJ).                        

No dia 26, às 19h, o pesquisador Roque Faraone fará a conferência inaugural analisando o tema “Comunicação e democracia: uma agenda para o século XXI”. Faraone é considerado o maior pesquisador de Economia Política da Comunicação no Uruguai. Professor e ex-diretor da Universidad de la República, do Uruguai, publicou uma série de livros que têm grande relevância nas áreas de Comunicação e Informação como “TV y Estado” (Cal y Canto, 1998), “La objetividad en la información” ( Cal y Canto, 2002), “Television and the New Uruguayan State” ( In Monroe, P. Ed.), dentre outros.                                           

Para conhecer mais sobre o pesquisador Roque Faraone, acesse: http://www.socioespectacular.com.uy/faraone.pdf e http://roquefaraone.blogspot.com.br/                           

Rafael Capurro é outro grande pesquisador da área que também estará no evento. Ele fará a Conferência de Encerramento “Cidadania na Era Digital” no dia 28 de novembro de 2014 às 17h30. Considerado um dos maiores pesquisadores do mundo em Epistemologia e Ética da Ciência da Informação, é uruguaio, mas trabalha na Alemanha. Foi diretor do Steinbeis-Transfer-Institut Information Ethics (2008-2013), é membro do Institut für Digitale Ethik (Hochscule der Medien, Stuttgart) e editor da revista científica International Review of Information Ethics (IRIE). Escreveu diversos artigos e livros, como "Ethik im Netz" (Franz Steiner Verlag, 2003). Sua vida, obras e pesquisas podem ser consultadas em http://www.capurro.de/home_port.html#Forma%E7%E3o                         

Além dos conferencistas, no site do evento podem ser localizados outros pesquisadores da América Latina que farão parte do 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil. Acesse http://ulepiccbrasil5.org.br/?page_id=18. Faça sua inscrição e participe!

 

Confira os locais:

Pré-evento, Conferências, Painéis, Mesas de abertura e de encerramento serão realizados no Auditório da Casa da Ciência, localizado na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ) – ao lado do Shopping Rio Sul.

Grupos de Trabalho (GTs), nas salas de aula da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), localizado na Avenida Pasteur, 250 – Fundos – Praia Vermelha - Rio de Janeiro (RJ) – ao lado do Instituto Philippe Pinel, Canecão e Shopping Rio Sul e em frente ao Iate Clube do Brasil.

 

Mais informações e inscrições: http://ulepiccbrasil5.org.br/ e coordulepicc2014@gmail.com

Eula D.T.Cabral

Fonte: Coordenação do evento

Créditos da imagem: Coordenação do evento

Data da Notícia: 23/11/2014 01:05