Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Nova Diretora toma posse

Na presença de mais de 160 convidados, Cecília Leite foi empossada nesta quinta (5) no cargo de Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A solenidade, realizada no auditório do Instituto, contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, representando o ministro Marco Antonio Raupp, e de diversas autoridades, além de servidores e bolsistas.


Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Cecília Leite esteve à frente da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos do IBICT nos últimos oito anos. Ocupou interinamente o cargo de diretora da Instituição por cerca de dois meses e foi indicada pelo MCTI a partir de uma lista tríplice selecionada por um comitê de busca formado por especialistas. Cecília Leite será a segunda diretora com mandato fixo de quatro anos. Esse sistema de escolha de dirigentes é praticado com sucesso pelo ministério para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa.

Na cerimônia de posse, o ex-diretor do IBICT, Emir Suaiden, relembrou diversos momentos de sua gestão e o apoio que sempre teve do MCTI e de instituições como a RNP, Unesco, Finep, entre outras, durante o tempo que esteve à frente do Instituto. “O IBICT foi uma escola para mim e eu agradeço a essa maravilhosa equipe. O futuro da Instituição é altamente promissor porque entre as suas vocações estão a inclusão social e a produção científica, que têm crescido graças a alguns mecanismos de livre acesso, como as revistas, livros e portais de livro aberto”. Em seu discurso, Suaiden também ressaltou a importância da escolha da nova Diretora. “Parabenizo o ministro Raupp e o Comitê de Busca pela acertada escolha da Cecília Leite. Ela reúne todas as características para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do IBICT”, ressaltou.

Após a assinatura do Termo de Posse, Cecília Leite agradeceu ao ministro Raupp, representado pelo Secretário-Executivo do MCTI, autoridades, familiares e amigos pela presença na solenidade. Cecília citou também a parceria e admiração que nutre pela competência do seu antecessor. “O professor Emir Suaiden, nosso ex-diretor que para muitos será emérito, continuará sempre presente, pois sua gestão se refletirá por muito tempo em outras que virão”. A diretora citou ainda o diferencial do Instituto. “A vanguarda é a marca do IBICT. Em sua gênese está a informação que é a essência do conhecimento. E o conhecimento é a fonte para a inovação. A virtude do processo que aproxima ciência e sociedade está no valor social, nos resultados obtidos mediante a socialização das tecnologias de informação e comunicação e seus impactos no desenvolvimento sustentável e na equidade social”, completou.

Luiz Antônio Elias destacou o trabalho do professor Emir Suaiden durante o período de sua gestão e parabenizou a nova diretora. “Nesse momento de mudança, sentimos tristeza pela pessoa que sai e alegria pela chegada de uma nova profissional. Mas no caso do IBICT, deve ser um momento de reconhecimento pela importância e referência que essa instituição deixa ao longo desse processo”. Elias complementou dizendo que reconhecia um aspecto muito importante no IBICT. “A relação entre os pares institucionais se faz entre as vias formais, mas ela se faz também com pessoas, elementos estruturais dessa construção. Aqui, sempre que solicitado, encontramos essa parceria. Eu faço esse reconhecimento pela história dessa instituição”, frisou.

Sobre a nova Diretora

Cecília Leite possui graduação em Letras Licenciatura Plena, mestrado em Ciências da Informação e doutorado em Ciências da Informação, todos pela Universidade de Brasília. A nova Diretora é pesquisadora de carreira da Embrapa Informação Tecnológica e foi cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) do IBICT.

Cláudia Mohn
Núcleo de Comunicação Social do IBICT

Créditos da imagem: Cláudia Mohn

Data da Notícia: 05/12/2013 15:15