Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

II Conferência Ibero-Americana de Publicações Eletrônicas no Ccontexto da Comunicação Científica - CIPECC 2008

A II Conferência Ibero-Americana de Publicações Eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica - CIPECC 2008 será promovida pela Coordenação de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do IBICT, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINf), da UNB. O evento será realizado no período de 17 a 21 de novembro, nas instalações da CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e terá como tema central Percursos Digitais entre Ciência, Tecnologia e Inovação e os seguintes subtemas:

Subtema 1 - Políticas nacionais e internacionais, governamentais e institucionais para acesso aberto;
Subtema 2 - Metrias da comunicação científica: da bibliometria/informetria à webmetria;
Subtema 3 - Propriedade intelectual e ética nas práticas científicas em formatos digitais e impressos;
Subtema 4 - Infra-estrutura de informação para acesso aberto: repositórios temáticos e institucionais, bibliotecas digitais;
Subtema 5 - Qualidade e sustentabilidade dos periódicos científicos eletrônicos.

Prazos

Período para submissão de trabalhos: 30 de junho a 22 de agosto de 2008

Avaliação pelos pareceristas: 25 de agosto a 15 de setembro de 2008

Divulgação dos resultados: a partir de 03 de outubro de 2008

As atividades desenvolvidas durante a CIPECC serão concentradas praticamente no mesmo espaço físico, uma vez que ocorrerão nas dependências de instituições da circunvizinhança do IBICT, no Rio de Janeiro, ou seja, na UFRJ, no campus da Praia Vermelha, nos Laboratórios de Treinamento da Escola Superior de Redes da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e nos auditórios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O primeiro dia, 17 de novembro, será dedicado aos Workshops, de natureza instrumental e temática relativa a questões tecnológicas emergentes. À noite deste dia será realizada a Sessão de Abertura e, a partir do dia 18 até o dia 21 de novembro, das 9 às 18 horas, serão desenvolvidas as atividades técnico-científicas, em torno da temática, e conforme a estrutura do evento e a programação estabelecida.

Chamada e Submissão de Trabalhos
Tema Central
Percursos Digitais entre Ciência, Tecnologia e Inovação

Subtemas

Subtema 1 - Políticas nacionais e internacionais, governamentais e institucionais para acesso aberto: discussões sobre as repercussões e os diferentes aspectos que envolvem a questão, como papel das agências de fomento, editoras, universidades, barreiras, estratégias, grau de engajamento e absorção do novo formato pelos países.

Subtema 2- Metrias da comunicação científica: da bibliometria/informetria à webmetria: estudos que incluem produtividade, análises de citação e fator de impacto, na geração de indicadores de C, T & I, em geral (Cientometria), essenciais para orientação do planejamento e gestão desse setor.

Subtema 3 - Propriedade intelectual e ética nas práticas científicas em formatos digitais e impressos: questões jurídicas e legais, especialmente as decorrentes das novas relações no ciberespaço.

Subtema 4 - Infra-estrutura de informação para acesso aberto: repositórios temáticos e institucionais, bibliotecas digitais, incluindo aspectos tecnológicos, como interoperabilidade, OAI, e a discussão em torno de ferramentas e metodologias.

Subtema 5 - Qualidade e sustentabilidade dos periódicos científicos eletrônicos: análise sobretudo de caráter científico e econômico, novos modelos de negócios, perspectivas e possíveis horizontes dos periódicos eletrônicos.

Público alvo: professores, pesquisadores, editores, especialistas, alunos e profissionais de informação da área de Ciência da informação e afins, como Ciência da Computação, Comunicação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e outras, em especial os que exercem atividades relacionadas a periódicos científicos e à Comunicação Científica, em geral.

Prazos

Período para submissão de trabalhos: 30 de junho a 22 de agosto de 2008

Avaliação pelos pareceristas: 25 de agosto a 15 de setembro de 2008

Divulgação dos resultados: a partir de 03 de outubro de 2008

Os participantes interessados na submissão de trabalhos devem enviá-los online no site do evento, no endereço que será divulgado em breve (qualquer dúvida escreva para Sonia Burnier (sdesouza@ibict.br )

Os trabalhos podem se enquadrar em três categorias: keynotes e palestras (específicas para convidados); trabalhos a serem apresentados em sessões e os do Fórum de Pós-Graduação, de autoria de alunos de mestrado e doutorado. Os autores devem informar a categoria na qual se inscrevem seus respectivos trabalhos e, após o título do trabalho, deve ser assinalado o subtema no qual se insere.

Submissão de trabalhos / formato das apresentações:
Os trabalhos deverão ter, no máximo, 15 páginas (incluindo referências, tabelas e ilustrações) e obedecer às normas da ABNT: NBR 6022 (artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6028 (resumo), NBR 10520 (citações em documentos), NBR 6023 (referências). A inclusão de tabelas, gráficos ou ilustrações deverá obedecer às Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

Todos os trabalhos tem que ser registrados /carregados no site da Conferência, em formato Word, RTF ou Writer (BROffice) , para avaliação pelos pareceristas.

O texto deverá ter elaborado no formato A4, margens justificadas (excluindo as referências), margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direito de 2 cm, entrelinha simples, parágrafo justificado e hifenizado (sem colunas), com páginas numeradas no canto inferior direito, com fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaçamento 1,5 entrelinhas. Notas e referências deverão constar ao final do texto (nunca no rodapé).

Data da Notícia: 29/07/2010 17:35