Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Emir Suaiden participa do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Este ano, o tema do Concurso de Trabalhos Escritos e de Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi “Nossa Presença no Cosmos”, em consideração ao Ano Internacional da Astronomia e os 40 anos da chegada do homem à lua.

Sandra Constantino, professora-orientadora, Victor Menezes e Emir Suaiden.

O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Emir Suaiden, esteve presente ao evento para fazer a entrega do prêmio de menção honrosa na categoria trabalho escrito ao aluno Victor Henrique da Silva Menezes, de 17 anos, da escola estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça, de Dracena, São Paulo. O aluno do 3º ano do ensino médio fez uma dissertação sobre As Crônicas do Cosmos, na qual elabora quatro histórias interligadas entre si, que retratam a descoberta de um novo planeta com condições para a manutenção da vida, ao passo que busca uma ampla reflexão sobre a irrevogável presença humana no universo.

No total, foram entregues 7 menções honrosas na categoria desenho e também 7 na categoria trabalhos escritos. Os premiados com a menção honrosa receberam uma certificação, um kit de livros de ciência, a publicação do seu trabalho no livro do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento 2009, um telescópio doado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e um kit do Instituto Sangari. Já os dois primeiros colocados de cada categoria receberam ainda um presente da Lego Education e uma viagem à Espanha, oferecida pela União Europeia. Os terceiros colocados de cada categoria receberam o presente da Lego Education e uma viagem para um instituto de ciência brasileiro. A premiação ocorreu ontem (10/11) no SENAC, em Brasília.

Neste evento ainda, o IBICT participou com a exposição temporária “IBICT 55 anos”, concebida para a comemoração do aniversário da Instituição, e com as Oficinas “Internet: desafios e estratégias no uso da informação em ciência e tecnologia - Ano Internacional da Astronomia”, ministradas pelo CanalCiência. As Oficinas, que atenderam cerca de 30 professores e coordenadores de Ensino Médio, fizeram uso do Guia Informacional para Professores, que utiliza textos de divulgação científica e tecnológica, ao mesmo tempo em que orienta sobre citações e adoção de padrões de normalização. Ao gerar multiplicadores do bom e correto uso da informação, o CanalCiência tem como objetivo contribuir com professores no combate às cópias e plágios de trabalhos escolares, cada vez mais comuns desde a revolução digital e a popularização da Internet na Escola.

11/11/2009
Núcleo de Comunicação do Ibict

Data da Notícia: 10/12/2009 16:15