Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

22 unidades de pesquisas do MCT devem participar do I Workshop sobre Acesso Livre

Vinte e duas unidades de pesquisa devem participar do I Workshop sobre Acesso Livre, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que acontece nesta sexta-feira (dia 12/12), no Rio de Janeiro.

Das 22 unidades, onze já sinalizaram que deverão assinar a Carta Compromisso do Rio de Janeiro, documento onde as unidades de pesquisa, sobretudo aquelas vinculadas ao MCT, se comprometem a desenvolver ações aderentes ao movimento do acesso livre à literatura científica.

O evento será realizado no dia 12 de dezembro de 2008, no período das 10h às 12h30min, no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), situado na Rua Gal Severiano, 90 – térreo - Botafogo - Rio de Janeiro.

Proposta

A proposta do Ibict para esta iniciativa é articular junto às unidades de pesquisa, em especial aquelas subordinadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a inserção de ações em direção ao Acesso Livre à Literatura Científica produzida nessas unidades.

O evento constará de um único painel que discutirá a questão do acesso livre à produção científica, seus fundamentos e seus benefícios. O painel será coordenadora pela Coordenadora-Geral de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Ibict, Célia Zaher.

Estarão presentes na solenidade de abertura do Workshop, o diretor do Ibict, Emir Suaiden, o Subsecretário Substituto da Coordenação das Unidades de Pesquisa, Carlos Oiti Berbert, o Coordenador-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict, Hélio Kuramoto, e o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves.

Edital

Após a realização do Workshop, será lançado um edital para distribuição de servidores (hardware) para que as instituições públicas de ensino e pesquisa possam construir os seus repositórios institucionais e estabelecerem as suas políticas institucionais de informação.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do IBICT

Telefones: (61) 3217-6369/3217-6491

09.12.08

Data da Notícia: 09/12/2008 11:35