Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Reunião do Conselho Técnico do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut)

A reunião anual do Conselho Técnico do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), realizada, nesta semana, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), delineou o modelo de gestão e plano de trabalho do programa em 2008. O documento é resultado da concepção do planejamento estratégico, que corresponde a uma das etapas mais importantes do processo administrativo. O modelo do sistema de gestão proposto está associado ao desenvolvimento futuro do Comut, ao identificar as necessidades de mudanças na postura organizacional e considerar as mudanças do meio ambiente externo ao Comut. Também foi apresentado, durante o encontro, o relatório de atividades do ano de 2007 e um diagnóstico do Comut. A reunião foi aberta pelo diretor do Ibict e presidente do Conselho Técnico do Comut, Emir Suaiden.

Reunião anual do Conselho Técnico do Comut Reunião anual do Conselho Técnico do Comut

Segundo o gerente do Comut, Rogério Araújo, a agenda estratégica do Comut 2008 tem prazos estabelecidos para a sua efetivação, com indicação de ações, de equipes responsáveis e de supervisores. “As prioridades foram subdivididas em três categorias, conforme suas inter-relações. A primeira categoria reúne como prioridades a criação de uma comunidade de prática Comut e o aprimoramento do sistema automatizado do programa. Na segunda categoria, as prioridades são a ampliação do portfolio de produtos e serviços do Comut e o estabelecimento de novas parcerias estratégicas no âmbito do programa. Já na terceira, é indicada a ampliação da divulgação do serviço de busca monitorada entre a rede Comut e a capacitação dos colaboradores da mesma rede.

De acordo com Araújo, cada uma das prioridades submetidas às categorias descritas possui um ou dois supervisores responsáveis pela implementação das atividades que compõem as diversas ações. Para o próximo ano, conforme ele, o Comut pretende aprimorar a usabilidade do sistema automatizado do programa, implementar como módulo do sistema automatizado as estatísticas de uso do Comut e estabelecer estratégias e plano para a expansão da capacidade de oferta de novos produtos e serviços do programa. Além disso, tem como meta firmar parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que possa fornecer cópias de normas técnicas com pagamento por meio de bônus, ampliar e divulgar entre as bibliotecas e usuários do sistema a busca monitorada, mediante treinamento da rede Comut, e implementar os serviços Braille do Comut e a implantação do Comut Saber.

Os membros do Conselho Técnico do Comut são Emir Suaiden, presidente do Conselho Técnico, Clarimar Almeida Valle, representante da Capes/MEC, Maria da Glória Bataglia, representante da Finep, Marta Xavier, representante da Sesu/MEC, Sigrid Karin Weiss Dutra, representante da CBBU, Ilma Maria Horsth Noronha, (Fiocruz/MS) representante das Bibliotecas Base, Maria das Graças Miranda Ribeiro (UFBA), representante das Bibliotecas Base, Sônia Holderbaum Vieira (PUC/RS), representante das Bibliotecas Base, Hélio Kuramoto, representante do Ibict no Conselho Técnico, Rogério Henrique de Araújo Júnior, gerente do Comut, Ideliza Amélia de Araújo, gerente adjunta do Comut, e Shirley Lopes dos Santos, funcionária do Comut.


Daniela Cunha
Assessoria de Comunicação Social do Ibict

Data da Notícia: 29/11/2007 16:44