Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Movimento de acesso livre à produção científica cresce entre acadêmicos

A 2ª Conferência sobre Acesso Livre ao Conhecimento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal. O coordenador geral de Projetos Especiais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Hélio Kuramoto, e a professora e pesquisadora da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Ibict, no Rio de Janeiro, Lena Vania Pinheiro, participaram do evento. Kuramoto destaca que após assistir a todas as apresentações, pode-se chegar às seguintes conclusões:

Coordenador geral de Projetos Especiais, Prof. Kuramoto, compondo a Mesa Coordenador geral de Projetos Especiais, Prof. Kuramoto, compondo a Mesa. Foto: Comunicação Social

Que o movimento Open Access to Knowledge está consolidado, sendo um caminho sem retorno; que as ações do Ibict encontram-se totalmente de acordo com as iniciativas que vem sendo desenvolvidas em todos os países que apóiam o movimento; o fato de que existem cerca de 2,5 milhões de artigos científicos e que a meta é tornar a literatura científica disponível por meio do acesso livre; que não basta o estabelecimento de recomendações, mas que é preciso, além de uma política de acesso livre, a definição de um mandato; e que o estabelecimento da política de acesso livre e do mandato só pode ser conseguido por meio do convencimento dos dirigentes das agências de fomento, das instituições governamentais, em especial as universidades e os institutos de pesquisas, além dos pesquisadores.

Na ocasião, em 26/11/2006, um grupo de especialistas esteve reunido para concluir a elaboração do documento “Compromisso do Minho sobre o Acesso Livre à Informação Científica em Países Lusófonos”. A reunião ocorreu na Universidade do Minho, em Guimarães, no Campus de Azurém. Participaram: Eloy Antonio Rodrigues; Ana Alice Rodrigues Pereira Baptista; Sely Maria de Souza Costa; Hélio Kuramoto; Leva Vânia Pinheiro; Aissa Issak; Maria Elisabete Catarino; Maria Manuel Borges; Piotr Trzesniak; Suzana Pinheiro Machado Mueller; e Leonel Duarte dos Santos.

Leia o relato completo do Workshop no endereço:
http://blogdokura.blogspot.com

Leia o Compromisso do Minho

Assessoria de Comunicação Social Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Data da Notícia: 08/12/2006 14:44