Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Serviço de Respostas Técnicas comemora um ano de atividades

Em um ano de atividade, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) forneceu 1,5 mil respostas técnicas e gratuitas a pequenos empresários de todo o País. Criado em novembro de 2004, o SBRT tem o objetivo de apoiar micro e pequenas empresas que têm dúvidas relacionadas à fabricação, melhoria de produtos, matéria-prima, fornecedores e outros temas. Na prática, mais de 4,5 mil pequenos empresários já foram beneficiados, pois o banco de respostas técnicas prontas pode ser acessado pela internet no site do SBRT (www.sbrt.ibict.br).

A maior parte das respostas técnicas foi para empresários do ramo agropecuário (25,6%). Em seguida, vieram alimentos e bebidas (21,1%); serviços industriais (15,5%); produtos químicos (7,8%); máquinas e equipamentos (5,68%); meio ambiente, reciclagem e tratamento de resíduos (3,61%); borracha e plástico (3,81%). Representantes de outros setores também tiveram suas dúvidas esclarecidas, como vestuário, têxtil, eletricidade, equipamentos eletrônicos e madeira, entre outros.

O SBRT é operado por uma rede nacional de parceiros, interligando as seguintes instituições: USP/Disque-Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB/CDT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Rede de Tecnologia da Bahia (Retec/BA), com apoio do Sebrae e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também já está participando em escala piloto do esforço em informar os empreendimentos sobre as normas técnicas que norteiam o desenvolvimento de produtos.

O serviço funciona da seguinte maneira: a pessoa envia sua demanda para o SBRT pela internet (www.sbrt.ibict.br) ou por telefone em alguma das instituições parceiras. A partir daí, ela será encaminhada para especialistas ou departamentos específicos de algumas das instituições. A meta é que o empresário receba sua resposta técnica, gratuitamente, em até oito dias úteis, dependendo da complexidade da questão.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, hospeda o portal do SBRT, armazena as perguntas e respostas em um banco de dados e disponibiliza as informações para acesso público.

Serviço: SBRT - www.sbrt.ibict.br

Agência Sebrae de Notícias/Assessoria de Comunicação do Ibict

Data da Notícia: 20/12/2005 08:25