Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Ibict discute acesso livre à informação científica no Enancib

O coordenador de Projetos Especiais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Hélio Kuramoto, participou, nos dias 28 a 30 de novembro, do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (VI Enancib), em Florianópolis. No evento, Hélio Kuramoto apresentou aos coordenadores de grupos de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Ancib) o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica, lançado em setembro pelo Ibict. A apresentação teve como principal objetivo sensibilizar os pesquisadores para a questão do livre acesso à informação científica.

"A participação do Ibict No VI Enancib obteve pleno êxito, uma vez que a direção da Ancib indicou a formação de um grupo de trabalho para estudar e implantar um repositório de acesso livre baseado no modelo de Open Archives, com vistas ao armazenamento da produção científica da área e ao apoio dos pesquisadores ao manifesto", afirmou Kuramoto.

Para ele, o apoio da Ancib é de fundamental importância ao movimento de acesso livre à informação científica, haja vista os pesquisadores serem, além de estudiosos da questão do acesso à informação, formadores de opinião, portanto multiplicadores no âmbito da academia.

Além da formação da comissão para dar encaminhamento à criação de um repositório temático em ciência da informação, a ser coordenada pelo professo Carlos Henrique Marcondes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), decidiu-se pela instituição de uma outra comissão, destinada a tratar da criação de uma revista da Ancib e outras publicações, em parceria com diversas sociedades, em especial com a American Society for Information Science and Technology (Asist).

Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais

Hélio Kuramoto também participou do III Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, na semana de 28 de novembro a 02 de dezembro. Representando o diretor do Ibict, Emir Suaiden, ministrou palestra sobre os Open Archives e as políticas públicas.

Na palestra, foi apresentado o modelo de Open Archives, o seu funcionamento, as vantagens que ele proporciona e as ações que o Ibict vem realizando na implantação desse modelo no país. Enfatizou-se a importância do modelo e o fato de o Ibict tê-lo adotado, como uma ferramenta para execução da missão do Instituto.

"Trata-se de um dos mais importantes eventos na área de bibliotecas digitais no Brasil e talvez da América Latina. Depreende-se daí a importância da participação do Ibict nesse fórum, oportunidade utilizada para divulgar as ações do Ibict na área de bibliotecas digitais e anunciar o estabelecimento de uma política nacional de acesso livre à informação científica", disse o coordenador.

Data da Notícia: 12/12/2005 09:17