Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

IBICT é parceiro do E-LIS

A partir desse ano, o Instituto Brasileiro de Informação de Ciência e Tecnologia(Ibict), orgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT), tornou-se parceiro efetivo do E-LIS(E-prints in Library and Information Science). O E-LIS(http://eprints.rclis.org/) trata-se um repositório digital de documentos técnico-científicos nas disciplinas relacionadas à ciência da informação. O projeto tem como objetivo promover a comunicação acadêmica da área de ciência da informação por meio da disseminação rápida dos resultados de pesquisas.

A comunidade de pesquisadores que usa o E-LIS observa os preceitos dos movimentos Open Archives(OA) e Free Online Scholarship(FOS), pretendendo com isso facilitar o arquivamento e a preservação a longo prazo das publicações científicas, provendo acesso global e fácil, estimulando a intercooperação entre pesquisadores para o maior impacto das pesquisas. O E-LIS foi estabelecido como um provedor de serviços da RCLIS(Research in Computing, Library and Information Science) e é mantido pelo CILEA(Consorzio Interuniversitario Lombardo per la Elaborazione Automatica).

O Ibict, por ser uma instituição pioneira no país na política de implementação e disseminação de arquivos abertos, foi convidado como principal parceiro no âmbito dos países de língua portuguesa. Tal contato visa a desenvolver maior visibilidade dos esforços do instituto na implantação de softwares para arquivos abertos nas comunidades científicas brasileiras e a promover a possibilidade de futuras colaborações internacionais com instituições que trabalham com conteúdos semelhantes.

Miguel Angel, servidor do IBICT que já responde como administrador de uma das versões brasileira do E-prints(Diálogo Científico em Ciência da Informação), acumula agora o cargo de editor responsável pelos papers em língua portuguesa submetidos no E-LIS. Suas atribuições incluem ainda a divulgação, entre os profissionais da informação no país, dos benefícios do auto-arquivamento(self-archiving) e da revisão crítica aberta como sistema de avaliação(open referee review).

Assessoria de Comunicação Socia
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnogia (IBICT)

Data da Notícia: 02/12/2004 15:34