Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Ibict apresenta a BDTD na Universidade Federal da Bahia

A Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia foi o palco de mais um workshop oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(Ibict). Com o objetivo de divulgar a metodologia do sistema da Bibliteca Digital de Teses e Dissertações(BDTD) e treinar a equipe local para a implantação do referido sistema na Universidade Federal da Bahia(UFBA), os servidores Sueli Maffia, coordenadora da BDTD e Márcio Santos Rosa, analista de sistemas do instituto, apresentaram, nos dias 13 e 14 de Dezembro, o workshop “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFBA”.

O projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações propõe integrar, em um só portal, os mais importantes repositórios da informação científica do país, buscando integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas diversas instituições de ensino superior nacionais. O Ibict, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos(FINEP), coordena o projeto da BDTD.

O Sistema de Bibliotecas da UFBA, para facilitar o acesso ao seu acervo, optou pela implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O objetivo é disponibilizar os trabalhos produzidos nos diversos programas de pós-graduação da Universidade, além de inserir a produção científica da instituição no Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações, que, mantido pelo Ibict, dissemina os trabalhos defendidos no âmbito dos programas de pós-graduação do país.

O TEDE, produto também apresentado no evento, consiste em um software desenvolvido para viabilizar a implantação de bibliotecas digitais nas instituições de ensino superior, integrando-as, em consórcio com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Ibict e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), da Virgínia Tech University.

O evento contou ainda com a participação da pró-reitora de Pós-graduação da UFBA, Maria de Fátima Dias Costa, e da diretora da Biblioteca Central, Maria das Graças M. Ribeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnogia (Ibict)

Data da Notícia: 17/12/2004 11:42