Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

Seminário “O Brasil no Antropoceno”

 

Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento mostrarão os principais desafios enfrentados para o desenvolvimento do país nas próximas décadas, levando em consideração os dilemas sociais, econômicos e ambientais que marcam nossa história no passado e no presente, bem como os esforços necessários para superá-los. Este debate acontecerá no seminário “O Brasil no Antropoceno”, que acontece dia 27 de setembro, de 9h30 às 18h, no auditório do Museu do Amanhã.

Na ocasião, a pesquisadora do IBICT Liz-Rejane Issberner proferirá uma palestra com o professor Philippe Léna do Institut de recherche pour le développement da França (IRD-FR).

Um debate mais profundo sobre o que é o Antropoceno, quais as suas evidências e desafios também terá lugar, realizado pelo economista Ricardo Abramovay, o ecologista Fabio Scarano, o historiador José Augusto Pádua e o pesquisador Oscar Sabag Muñoz, da start-up holandesa Metabolic.

Abordando temas urgentes como mudanças climáticas, redução da biodiversidade, crescimento populacional, economia de baixo carbono e políticas públicas, o seminário é inspirado no livro Brazil in the Anthropocene (O Brasil no Antropoceno), lançado em inglês pela editora Routledge em 2017, e terá diversos dos seus autores entre os palestrantes.

Para o curador-geral do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, “o principal objetivo do Museu é que seus visitantes compreendam que vivemos um momento singular da história do planeta, que será determinante para as futuras gerações”. “Neste seminário, vamos analisar o lugar do Brasil no Antropoceno e como os fatores locais se unem às tendências globais de transformações do planeta que estão construindo nossas possibilidades de futuro”, afirmou o curador.

 

Inscrições:

Cadastre-se no site (https://museudoamanha.org.br/user/register?destination=seminario-o-brasil-no-antropoceno) para se inscrever neste evento. Caso já tenha cadastro, faça login (https://museudoamanha.org.br/user?destination=seminario-o-brasil-no-antropoceno).

Data:

Quarta, 27 de setembro de 2017

Local:

Auditório do Museu do Amanhã - RJ

Horário:

9h30-18h

Data do evento: 27/09/2017 de 09:30 até 18:00