Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Ibict/Rio realiza palestra com Bruce Perens, um dos fundadores da iniciativa open-source a partir do movimento de software livre

 

No próximo dia 4 de novembro, às 10 horas, o Ibict/Rio recebe Bruce Perens para apresentação e conversa sobre “Open Source e Open Hardware na Ciência Aberta e Inovação”.

O evento é realizado pelo Ibict/COEP e o Liinc, com o apoio do Ibict e da Unesco.

O open hardware é hoje considerado elemento chave nas infraestruturas de ciência aberta e de inovação, bem como da chamada “economia colaborativa”.

Bruce Perens é reconhecido mundialmente por ter sido um dos fundadores da iniciativa open-source a partir do movimento de software livre surgido nos EUA em meados de 1980. Bruce também é um dos pioneiros do movimento de hardware aberto e livre no mundo, tendo lançado em 1997 o programa de certificação (Open Hardware Certification Program). Com a rápida expansão do hardware aberto e livre a partir de meados dos anos 2000 com o lançamento de plataformas como Arduino e Sparkfun, Bruce se inseriu nas discussões promovidas pela conferência Open Hardware Summit, contribuindo principalmente no debate sobre as implicações legais de licenças permissivas para hardware.

Antes Bruce Perens participa também no primeiro E-Hall http://e-hal.org.br/ , em São Paulo.

DATA E HORÁRIO: dia 4 de novembro, 10 horas.

LOCAL: Auditório Oliveira Castro, no CBPF, Xavier Sigaud 150 – térreo, Urca, Rio de Janeiro (entrada também pela rua Lauro Muller 455).

Data do evento: 04/11/2016 de 14:40 até 14:40