Banner ACVCarinianaOasisbr

Sala de Imprensa

Sobre a Comunicação do IBICT

A área de comunicação social do IBICT foi regulamentada pela Portaria IBICT/MCT nº 9, de 10 de abril de 2007, e denominada Assessoria de Comunicação Social e Relações Institucionais, com a finalidade de atuar como unidade de assessoramento ao diretor do instituto.

A Comunicação Social do IBICT segue as diretrizes da Coordenação de Comunicação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), integrando, assim, o Sistema de Comunicação dos Órgãos do Governo Federal (SICOM). Dessa forma, está submetida às determinações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM).

Trata-se do setor responsável pelas relações do IBICT com a imprensa e pela promoção e difusão na mídia dos resultados da atuação do instituto no desenvolvimento de pesquisas, serviços e produtos de informação em ciência e tecnologia, sempre integrada ao processo de inteligência institucional.

Atividades

  • Planejar estrategicamente a comunicação no IBICT, de forma a propiciar o estreito relacionamento com seu público interno e externo.
  • Desenvolver estratégias de marketing institucional.
  • Assessorar o Diretor no seu relacionamento com a imprensa.
  • Zelar pela transparência no relacionamento do IBICT com seu público, assim como pela qualidade, veracidade e acessibilidade dos conteúdos publicados no portal institucional.
  • Cuidar para que a linguagem de comunicação com os usuários dos serviços do IBICT seja clara e objetiva.
  • Conceber e organizar, em articulação com as demais coordenações do IBICT, estratégias de divulgação de ações relevantes do Instituto.
  • Gerenciar a utilização da marca IBICT e a divulgação de instruções detalhadas para a correta aplicação da sua identidade visual.
  • Apoiar ações internas que propiciem a valorização do capital humano do IBICT, por meio de instrumentos específicos de comunicação interna.

Visão

Promover e valorizar a imagem do instituto perante os diversos segmentos da sociedade, por meio da condução de processos de comunicação e marketing institucionais, tendo como elemento norteador a informação transparente e validada, consolidando o IBICT como referência em Informação em Ciência e Tecnologia. Para tanto, a Comunicação está em fase de incorporação de ações e atividades de comunicação digital, programação visual e utilização de redes sociais, envolvendo equipe multidisciplinar.

Ainda, diante das demandas da sociedade por uma comunicação ágil, que preze pelo conteúdo de fácil assimilação, a Comunicação busca estar aderente aos preceitos de redação em linguagem clara (plain language), conforme vêm sendo aplicados em vários países.

Produção de material promocional e jornalístico

A Comunicação Social é responsável pela produção e disseminação de peças gráficas, brindes, placas, cartazes, faixas, materiais editoriais, folhetos, convites, discursos, boletins eletrônicos, releases, pautas para a imprensa, artigos jornalísticos, peças audiovisuais, ou seja, qualquer material de comunicação que tenha a marca IBICT.

 

Participação em Eventos

É atribuição da Comunicação Social organizar a participação do IBICT em feiras, exposições, seminários, eventos nacionais ligados ao MCTIC.