Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

16/02/2016

Institutos de pesquisa do MCTI conduzem ações para colaborar no combate ao Aedes aegypti

INB promove campanhas de conscientização e mutirões de combate a criadouros do mosquito nas unidades espalhadas pelo Brasil. Já a AEB se juntou ao esforço nas dependências do complexo da ANA.

Combate ao Aedes é tarefa de todos, diz ministro em Vitória

Celso Pansera participou neste sábado da ação #ZikaZero, promovida pelo governo federal em todo país. Acompanhado de agentes de saúde e homens das Forças Armadas, ministro visitou casas e conversou com a população.

Evento de ciências planetárias reunirá pesquisadores de países da América Latina em Porto Alegre

Entre segunda-feira (22) e o dia 25, pesquisadores de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e outros países se reunirão para o 8º Taller de Ciencias Planetarias.

Ministro Celso Pansera visita obras do projeto Sirius em Campinas

Em construção no CNPEM, nova fonte de luz síncrotron abrirá novas perspectivas para a pesquisa científica no Brasil. Agenda desta terça-feira inclui ainda palestra no CTI Renato Archer.

Evento abordará sobre processos para alavancar inovação em empresas

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realizará, em 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), a reunião do Comitê Dinâmico de Promoção da Relação entre Grandes, Micro e Pequenas Empresas como Alavanca da Inovação. No evento haverá debates e discussões sobre o trabalho de boas práticas entre as empresas, com o intuito de alcançarem objetivos em comum.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8539:evento-abordara-sobre-processos-para-alavancar-inovacao-em-empresas&catid=1:latest-news

INPI integra plataforma gratuita para pesquisa de marcas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aderiu ao TmClass, uma plataforma de cooperação técnica internacional para o campo de marcas administrada pelo Escritório de Harmonização do Mercado Interno (OAMI). A ferramenta, que é gratuita e aberta, auxilia tanto os usuários como os examinadores de marca nas atividades de pesquisa, classificação e tradução de produtos e serviços.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8538:inpi-integra-plataforma-gratuita-para-pesquisa-de-marcas&catid=1:latest-news

Governo apoiará mais de 7 mil pesquisas por ano

O Plano Plurianual (PPA) 2016/2019 do governo federal prevê que as agências federais de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) apoiarão anualmente cerca de 7 mil projetos de pesquisa. De acordo com o documento, 35% dos projetos deverão ser precedentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 4 brasileiros

O ranking "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015" inclui os nomes de quatro brasileiros: Ado Jorio, da área de Física da Universidade Federal de Minas Gerais; Adriano Nunes-Nesi, da Universidade Federal de Viçosa (Ciências das Plantas e dos Animais); Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (Medicina Clínica); e Paulo Artaxo, do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (Geociências).