Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sala de Imprensa

17/03/2014

Troca de ministro de C,T&I decepciona cientistas
Presidente da SBPC fala sobre os riscos de descontinuidade do trabalho realizado pelo ex-ministro.
A substituição de Marco Antônio Raupp do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em pleno fim de mandato do governo representa “o desconhecimento” da importância da Ciência para o desenvolvimento do País. A opinião é da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.
http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=2542

PEC 290 será o primeiro item da pauta na próxima terça-feira (18)
Medida altera e adiciona dispositivos na Constituição para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovaçâo.Não foi dessa vez que a Proposta de Emenda à Constiuição (PEC) n° 290/2013 foi apreciada pela Câmara dos Deputados. Em virtude da prolongada votação da PEC da Defensoria Pública (n º 247/2013) o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), resolveu adiar para a próxima terça-feira (18)   
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=92138

Capes vai promover encontro para discutir interdisciplinaridade nas universidades brasileiras
Evento será em Brasília de 13 a 15 de maio e terá painéis, palestras e mesas-redondas. O encontro debaterá, entre outros temas, a identificação dos avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão; a indicação de estratégias e mecanismos para institucionalização da interdisciplinaridade nas universidades, nas agências de fomento...
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=92154

Aquarius agrega painéis sobre bolsas, convênios e produção científica
A Plataforma Aquarius agregou nesta quinta-feira (13) três painéis de dados para gestão estratégica e controle social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As novas ferramentas envolvem bolsas de estudo, convênios e produção científica. A página é um instrumento de governança pública idealizado para modernizar a administração da pasta e, ao mesmo tempo, garantir transparência à sociedade civil e aos órgãos de controle externo.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=92151

Projeto concede incentivos fiscais para a instalação de data centers no Brasil
Desoneração só valerá para empresas que investirem 2,5% faturamento em pesquisa e desenvolvimento no País.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6304/13, do deputado João Arruda (PMDB-PR), que institui regime especial de desoneração tributária para a instalação e a manutenção de Centros de Processamento de Dados (data centers) no Brasil.Para ser beneficiária dessa desoneração, a empresa deverá investir anualmente, no mínimo, 2,5% do seu faturamento bruto no mercado interno em atividades de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos, insumos e softwares, a serem realizadas no território nacional. No mínimo 1% do faturamento bruto deverá ser aplicado mediante convênio com centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia ou pelo Ministério da Educação.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/463671-PROJETO-CONCEDE-INCENTIVOS-FISCAIS-PARA-A-INSTALACAO-DE-DATA-CENTERS-NO-BRASIL.html

Ciência e tecnologia
Outra PEC pautada para quarta-feira é a 290/13, da deputada Margarida Salomão (PT-MG), que muda vários dispositivos constitucionais para melhorar a articulação entre o Estado e as instituições de pesquisa com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/463648-PLENARIO-PODE-DISCUTIR-MARCO-CIVIL-DA-INTERNET-NESTA-SEMANA.html

Novo ministro da Ciência é crítico do planejamento regional do governo
O engenheiro e economista Clelio Campolina Diniz, que assume nesta segunda-feira (17) o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um crítico da atuação do governo no planejamento regional.
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2014/03/17/novo-ministro-da-ciencia-e-critico-do-planejamento-regional-do-governo.htm