Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Monitoramento em CI

Sobre o estudo

Da versão 1 - Números temáticos de periódicos

Objetivo – Identificação de tendências de publicação de números temáticos (themed issue; special issue) em periódicos de ciência da informação. Concepção/ metodologia/ abordagem – Levantamento de números temáticos indexados em bases de dados internacionais de ciência da informação/ biblioteconomia, no período de 2005 / 2010, monitorados no gerenciador de dados Asksam, para eliminação de duplicatas, derivação de dados estatísticos; classifi cação dos artigos introdutórios aos números temáticos de acordo com a Information Science Taxonomy (Donald T. Hawkins e colaboradores, 2003) e decorrentes análises sobre estado da arte.

Resultados – No período selecionado foram publicados 185 números temáticos, distribuídos em 11 categorias, com “Pesquisa em ciência da informação” (20%, 37 números temáticos), “Bibliotecas e serviços bibliotecários (17%, 32 números, com 12 destes sobre ensino e treinamento em biblioteconomia e ciência da informação) “Tecnologias da informação” e ”Questões sociais” (14% cada, 26 números), apresentando-se com as mais representativas do ponto de vista quantitativo. Originalidade/valor – Mapeamento das tendências de publicação de números temáticos para elaboração do segundo produto deste projeto ─, comparação dos resultados deste primeiro produto com trabalhos apresentados em congressos de ciência da informação para fi ns de proposição de números temáticos para a revista Ciência da Informação, editada pelo IBICT.

---

Da versão 2 - Painéis de congressos

Objetivo – Proposição de números temáticos para a revista Ciência da Informação editada pelo IBICT. Concepção/ metodologia/ abordagem – Para fins de comparabilidade com os resultados do primeiro produto, revisão de números temáticos, o monitoramento de tendências de publicação em ciência da informação, em sua versão congressos internacionais, ocorre em sessões de painéis – um grupo de especialistas reunidos para discutir um tema/questão – das reuniões anuais promovidas pela American Society for Information Science and Technology (ASIS&T), em 2008 e 2009. O levantamento da programação desses dois eventos deu origem à listagem para seleção de referências de propostas de sessão de painéis e decorrentes procedimentos de classificação, derivação de dados estatísticos e análises comparativas com o resultado do levantamento dos números temáticos. Para fins de comparabilidade dos resultados, a classificação utilizada é a mesma do primeiro produto, a Information Science Taxonomy (Donald T. Hawkins e colaboradores, 2003). A proposição dos números temáticos para a revista Ciência da Informação decorre de comparações quantitativas entre as subcategorias de dois conjuntos de resultados: números temáticos e sessões de painéis.

Resultados – Foram selecionados para exame, nos anos de 2008 e 2009, 77 painéis (43% sobre o total das apresentações nos dois congressos), distribuídos em nove das 11 categorias da taxonomia acima referida, com “Pesquisa em Ciência da Informação” (40%, 31 painéis), ”Questões sociais” (16%, 12), “Bibliotecas e serviços bibliotecários” (14%, 11), com a maioria deles classificados na subcategoria “Ensino e treinamento”, coincidindo com três das quatro categorias dos números temáticos que se encontram na mesma posição. A grade de números temáticos para publicação é composta de 111 sugestões, com as subcategorias de “Ensino e treinamento”, “Comportamento do usuário e usos de sistemas de informação”, “Informação e gestão do conhecimento”, e “Sociedade da informação”, respondendo por 59% dos resultados. Originalidade/valor – Proposição de números temáticos para publicação pela revista ciência da informação baseada em metodologia original, considerando dois pilares da comunicação científica, revistas e congressos/reuniões.