Banner ACVCarinianaOasisbr

Sobre o Sistema

O Sistema Integrado de Informação sobre Fomento à Pesquisa em Ciência e Tecnologia no Brasil é um serviço cooperativo que reúne dados cadastrais, informações bibliográficas e dados estatísticos sobre os projetos que receberam apoio financeiro de agências federais e estaduais de fomento à C&T no país. Visa subsidiar o trabalho dos gestores de C&T, contribuir para a disseminação da informação sobre pesquisas em andamento no país e no exterior e propiciar maior comunicação entre os membros da comunidade científica.

Com base em um modelo descentralizado de atribuições, cada parceiro alimenta a base de dados deste serviço no IBICT. Os dados provêm das bases de fomento disponíveis em cada instituição e são apresentados conforme as diferentes modalidades disponibilizadas pelas agências: CNPq, CAPES, FACEPE, FAPEMIG, FAPERJ, FAPERGS, FAPESP, FUNCAP e FINEP. Cada uma dessas agências é responsável pelo envio das informações referentes aos financiamentos concedidos por meio de seus programas de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos. No IBICT, essas informações recebem tratamento para fins de padronização e só então são inseridas no banco de dados.

Assim, por meio deste sistema integrado, é possível ter acesso às informações sobre pesquisadores e projetos, as quais se encontram organizadas nas categorias de: Bolsas de formação no país; Bolsas de formação no exterior e Bolsas de pesquisa, oferecidas por essas agências.