Banner ACVCarinianaOasisbrManifesto

Sobre o Projeto CoPs

O projeto das Comunidades Virtuais de Prática (CoPs) do IBICT surgiu de uma iniciativa de investigação buscando provocar uma maior interação dos técnicos do IBICT, despertar seu interesse por seu potencial criativo, bem como por seu próprio desenvolvimento profissional.

A iniciativa baseou-se na premissa de que o compartilhamento de conhecimentos, gerenciado em um modelo de organização sob a forma de CoPs, traz benefícios à instituição, resultando no aumento e dinamização de seus fluxos de informações e na criação de novos conhecimentos como subsídio à tomada de decisão e como insumo criativo e investigativo para seus projetos, levando-os a um novo patamar correspondente à geração de inovações.

A pesquisa envolveu a análise prévia das melhores práticas das instituições públicas e privadas que se tornaram casos de sucesso na adoção de CoPs como ferramenta de comunicação e de gestão do conhecimento, bem como e verificação de sua aplicabilidade ao caso do IBICT. Essas CoPs demonstraram ser eficientes para a otimização do compartilhamento de conhecimentos entre seus colaboradores, e entre estes e os parceiros externos dessas organizações.

O principal objetivo do projeto é a consolidação das CoPs virtuais já criadas, bem como o apoio ao desenvolvimento de comunidades em outros domínios, sejam vinculadas a projetos do Instituto ou a seus parceiros, fornecedores e clientes, promovendo a comunicação e integração dos diversos setores e departamentos entre si e com as demais partes interessadas em seus produtos e serviços.